• Ademir Piccoli

Inovação como um acelerador para o processo de transformação digital

Atualizado: Out 9

As principais tendências apontam que os investimentos em inovação digital devem dobrar nos próximos anos. Nesse sentido, a inovação, quando associada às novas tecnologias, acelera o processo de transformação digital.


Vamos revelar nesse post os principais dados que comprovam o poder da transformação digital! Confiram!


O Gartner - (Empresa de Consultoria voltada a Tecnologia), afirma que até 2021, os investimentos em inovação digital vão dobrar para que as organizações tradicionais enfrentem o desafio da modernização.


Já o IDC - (International Data Corporation) aponta que até 2023, mais de 50% de todos os gastos em TIC (Tecnologia da Informação) serão diretamente para transformação e inovação digital.


Saiba mais: O que é o Judiciário Exponencial?

COMO A SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ OLHANDO PARA INOVAÇÃO?

Embora o tema tenha ganhado recorrência, nem todos sabem, precisamente, qual o caminho mais eficiente a ser percorrido. Pois, não existe um passo a passo, que conduza a um resultado exato. Nesse âmbito, é possível afirmar que são muitas as barreiras à inovação. Contudo, a principal passa por questões culturais, além das barreiras financeiras e burocráticas.

A Forrester - (Empresa Norte Americana de Pesquisa de Mercado) destaca, que apesar dos anos de investimento em tecnologia, poucas organizações investiram na preparação dos funcionários para o futuro do trabalho. O que significa que será preciso preparo para trabalhar com cenários de automação.

Dessa forma, o aprimoramento humano será uma questão de sobrevivência profissional. O Gartner aponta como tendência o uso da tecnologia para aprimorar as experiências cognitivas e físicas de uma pessoa.


O aprimoramento físico acontece quando a tecnologia altera uma capacidade ao implantar uma tecnologia dentro ou sobre o corpo. Por exemplo, o uso de wearables para melhorar a segurança do trabalhador ou performance física.


Já o aprimoramento cognitivo eleva a capacidade do ser humano de pensar e tomar melhores decisões. Por exemplo, explorando informações e aplicativos para aprimorar o aprendizado ou novas experiências.


Saiba mais: O mundo evoluiu o Judiciário também!

Você consegue enxergar além e visualizar as novas oportunidades do mercado?


Em um mundo dinâmico e cada vez menos previsível, é preciso conseguir olhar a frente e imaginar novas oportunidades. Para tanto, o primeiro passo é: mudar o modelo mental engessado e dominante, e adotar uma nova mentalidade aberta às incertezas e aos riscos.


Assim, parte do benefício de investir em um processo de inovação é a abertura da organização para experimentação. Pois, a melhor forma de entender as mudanças, especialmente, as tecnológicas, é experimentando e aprendendo enquanto se cria novas possibilidades com elas.

Contudo é preciso pensar nas características das inovações disruptivas. Esse tipo de inovação cria um novo mercado e uma nova rede de valor. Assim, uma nova tecnologia, pode levar ao fim da tecnologia antiga. Por isso, a tendência é que os líderes de mercado, de hoje, sejam substituídos por aquelas empresas que ousaram arriscar em inovações disruptivas. Pensando em um exemplo conhecido, podemos citar a Kodak, que acabou sendo 'engolida' pelas fotografias digitais.


Saiba mais: Está preparado para se tornar um super-humano?


Ainda é importante lembrar que dificilmente as inovações disruptivas são produzidas por líderes de mercado. Porque estas tendem a não ser rentáveis no início. Além de consumirem recursos do negócio. Ou seja, um processo disruptivo pode levar tempo e o risco associado a ele é maior do que as outras formas de inovação, incrementais ou evolutivas.


Como a inovação vai ajudar a sua organização a crescer!

É muito claro identificar a importância das novas tecnologias. Pois, à medida que as organizações aceleram o investimento em inovações tecnológicas e em processos de inovação melhoram seus resultados e começam a criar uma mentalidade de crescimento mais aberta às novas ideias e aos riscos inerentes ao processo.

Dessa forma, aqueles que querem liderar o cenário de mudança e criar vantagens para sua organização, devem repensar seus modelos com tecnologias exponenciais.


Pensando nisso, participei recentemente da primeira edição no Brasil, do programa executivo da Singularity University, que destacou inteligência artificial, blockchain, realidade virtual, impressão 3d, neurociência e manufatura digital, como as tecnologias exponenciais que estão ultrapassando barreiras com aplicações em diversos setores da economia e da sociedade.


Estou sempre tentando ajudar os colegas de profissão a se mantarem atualizados, por isso, produzi o check list que apontam as 7 premissas do Judiciário Exponencial, você pode baixar gratuitamente clicando no botão abaixo!


SIGA O PICCOLI

NAS REDES SOCIAIS

E receba grátis conteúdos de inovação e tecnologia. Se preferir, inscreva-se e receba e-mails semanais com os principais destaques.

  • Instagram
  • LinkedIn - círculo cinza
  • YouTube

Inscreva-se!

© 2023 por Bárbara Bartosiaki