• Ademir Piccoli

O judiciário impactado positivamente pela inovação: entenda os porquês

"Inovação é o que distingue um líder de um seguidor", Steve Jobs





O mundo passa por um frequente processo de transformação. No entanto, a partir da década de 1990 essas mudanças se tornaram cada vez mais rápidas e influenciam todos os setores sociais. O Judiciário também sentiu o impacto dessas mudanças e está evoluindo!


Hoje mais de 90% dos processos judiciais já foram digitalizados e os demais estão em processo de digitalização!


Esse passo importante possibilita que as pessoas consigam consultar o andamento do processo online, na comodidade de casa. As consequências sociais vão além, advogados, por exemplo, conseguem ter escritórios digitais, em parte devido a evolução do judiciário.


Agora, com o isolamento proporcionado pela COVID-19, os servidores e lideranças conseguiram agilizar muitas demandas de casa, o que seria impossível há 10 anos!

Sim, inúmeras mudanças foram realizadas, mas ainda há muito o que fazer.


O grande desafio!


Apesar da evolução que já identificamos, as lideranças do Judiciário tem uma grande oportunidade nas mãos. Elas podem ter o nome gravado na história, como as pessoas que possibilitaram a evolução do Judiciário. Sim, o Judiciário tem a capacidade de se tornar exponencial!


Esse é um grande desafio e uma necessidade. Há inúmeros problemas enfrentamos pelo judiciário hoje que podem ser solucionados pelas novas tecnologias!


Por exemplo, um juiz tem recursos técnicos para baixar em média 2,1 mil processos por ano. Em contrapartida, esse mesmo juiz recebe em média 6,9 mil processos novos no mesmo período.


Esse é um problema real que acontece todos os dias no Judiciário e pode ser resolvido pelas novas tecnologias.


Outro desafio é conseguir saldar os 77 milhões de processos que estão no aguardo de uma resolução da Justiça. Sim, essa tarefa é complicada, mas pode ser resolvido!


Para isso é preciso ter a mente aberta e entender a importância da inovação.


Percorrendo o caminho da inovação


O Judiciário não vai se tornar exponencial do dia para a noite. Esse é um processo que já foi iniciado e pode ser acelerado. No Livro 'Judiciário Exponencial' apontei as Sete Premissas necessárias para acelerar a inovação e o processo de transformação no ecossistema da Justiça!


No mundo empresarial, por exemplo, existem algumas empresas que conseguem crescer de forma exponencial em tempo recorde. O mais impressionante é que essas empresas tem algo em comum, todas seguem as mesmas premissas essenciais para o seu crescimento exponencial.


No livro em trago esse conhecimento e amplio para a realidade do Judiciário!


Quer saber mais? Clique agora no botão abaixo e leia o material que preparei para você!




5 visualizações

SIGA O PICCOLI

NAS REDES SOCIAIS

E receba grátis conteúdos de inovação e tecnologia. Se preferir, inscreva-se e receba e-mails semanais com os principais destaques.

  • Instagram
  • LinkedIn - círculo cinza
  • YouTube

Inscreva-se!

© 2023 por Bárbara Bartosiaki